6.10.2008

Dia do quê?



Para quem sonha com uma sociedade portuguesa democrática, diversa, e nao mononormativa, pode fazer as malas e emigrar, e tirar o cavalinho da chuva, nao necessáriamente por esta ordem, mas definitivamente já, e hoje.





A mensagem é clara, vinda do representante máximo político português, ao referir-se ao que foi redefinido ser o "dia de Portugal, de Camoes, e das comunidades portuguesas" como "dia da raça". Pelos vistos nem a wikipedia em língua portuguesa tenta explicar o que tal mudanca de designacao tem por trás, todos os valores que foram recusados em nome de uma nova sociedade, ou o desejo de que ela se concretisasse. A wiki em inglês ainda pior, acrescenta factos pseudo-históricos cheios de patriotismo que nao interessam a ninguém.



O PCP e o bloco já pediram explicacoes:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1331876
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1331835





Como para mim nem sequer é claro a que raças (nao existem raças humanas..) o senhor Presidente da República se refere, fica aqui o meu "béu béu" intrigado, talvez em nome de todos os que nao pertencem ás fatias dominantes da sociedade. Hoje, depois duma afirmacao destas, somos todos mulheres, ciganos, maricas, precários e deficientes.

.
PS:Entretanto ha quem se entretenha a discutir bizantinices acerca do significa ter nacionalidade portuguesa, como no caso de jogadores de futebol, http://euro2008.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1331884, , se cantam devidamente hinos e fazem as afirmacoes certas á imprensa, mas ninguem se preocupa com o que significa a cidadania activa e responsável na sociedade portuguesa, por parte de portugueses ou nao. Uma questao de prioridades.

PPS: Mais do mesmo... isto nao acaba???? http://dn.sapo.pt/2008/06/10/dnsport/seleccao_nacional_vista_como_a_expre.html




.

No comments:

Post a Comment