7.18.2007

Poliamor na rádio: Prova Oral, hoje, Antena 3

Hoje, Antena 3, 19 horas.
Prova Oral, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica, sobre Poliamor.

http://provaoral.blogspot.com/2007/07/poliamo-te.html

Enquanto oico, comento na página do programa.

A Marisa Jamaica modera muuuuuito bem e faz comentários pertinentes, e incentiva a conversa a continuar fluentemente, com vários pontos de interesse, inteligentes. Pena que o Ricardo insista no tom da brincadeira e que permita interrupcoes, pois perde se muito que seria interessante ouvir, para ouvintes poli ou nao :-)))

Gostava de MUITO falar com os ouvintes que se declararam poly em conversa telefónica :-))) , que entrassem em contacto connosco (connosoco: comunidade poliamor portuguesa).a Lara, o Alex e o Jorge estiveram muito bem (nao seria de esperar outra coisa). O registo do programa foi superficial, mas houve frases bem ditas, oportunidades bem aproveitadas para sair do registo "brincadeira" do programa e acrecsentar alguma informacao com conteúdo.

Faltou sair um pouco do registo obcecado com o homem/mulher como o unico tipo possível (perguntas como "como é que os homens lidam com os ciumes quando as mulheres blá"), esquecendo se que há malta queer ao cimo da terra e que nao somos assim tao poucos. Faltou ir "para além do sexo" como motor de relacoes e como ponto que define onde comeca uma relacao. Uma superficialidade aflitiva. No geral as intervencoes da Marisa e dos "três fantásticos" salvaram algo que podia ter descambado para uma coisa muito pior.

A minha pergunta é o "porquê" daquele registo de brincadeira. Nao é possivel cativar atencoes e audiencias de outra maneira? Há que manter o registo porpositadamente superficial para evitar mind overflows a ouvintes com capacidades limitadas de concentracao? Enfim, talvez nao tenha a informacao toda e seja injusta a fazer estas perguntas.

.





os comentarios no blog do programa valem bem uma leitura....


no geral foi bom. achei pena nao se poder retirar um pouco do estigma de casal que era a obcessao do Alvim, e da polaridade homens/mulheres como se isso fosse uma condicao influente em poliamor. No geral gostei, e acho que o"trio fantástico" conseguiu manter a cabeca fria, responder de modo completo e ainda acrescentar mais alguma coisa nao contida nas perguntas.

Espero que algumas das pessoas poli que por ai andam e que até telefonaram para o programa se juntem a nós (comunidade poliamorosa portuguesa). Gostava que fosse possivel haver mais discussoes e mais troca de ideias de problemas específicos ao poliamor e suas multiplas "encarnacoes" ...

Acho que vai aparecer muita gente na comunidade. Os trolls habituais que se juntam por curiosidade mas que estao enganados, e gente genuinamente interessada. Espero é que isto nao desencadeie uma onda de tentativas "polis" por pessoas com menos "traquejo" emocional (que é preciso ter, nao basta deixares os preconceitos á porta), e que depois lhes corra mal a vida e digam que a culpa é toda do poliamor (claro! se alguém morrer electrocutado a ligar um computador, a culpa é dainternet e nao do seu cerebro descuidado).

vamos ver, amanha vai ser giro... amanha Portugal vai acordar um pouco melhor.

1 comment:

  1. o tema é as mulheres

    Aminha opinião é:

    Está provado que as mulhres são mais inteligentes do que os homens, só é pena que 95% das mulheres não sabe utilizar essa inteligencia.

    em relação ao trabalho das mulheres... é complicado, trabalhar com mulheres... é muito mau, mas eu que tenho uma pequena empresa de construção, tenho 2 mulheres engenheiras... nos cargos de chefia e digo-vos, é um espetaculo, porque nas obras com anto homem também é complicado mas elas desempenham muito bem esse papel e melhor do que os homens eng.
    nos cargos de gerencia tem de ser homens... porque na negociação elas não sabem ceder e muitas vezes não se faz negocios...

    António Almeida
    Aveiro

    ReplyDelete