5.14.2008

Orgulhosamente sós. Solteiros: um perigo para a sociedade?


Sao os solteiros um perigo para a sociedade? A frase nao é minha, é apenas a traducao directa da versao alema do programa que se destina a dicutir o papel dos solteirros nas sociedades europeias actuais. Os solteiros sao 1/3 da sociedade, a nivel europeu. Cidades alemas chegam a apresentar percentagens acima dos 50%. Já a versao francesa do programa prefere implicar que a sociedade dos solteiros é equivalente a uma sociedade de egos.

A minha primeira pergunta. Nao haverá aqui vestigios, ou mesmo pegadas de dimensoes lupinas, de mononormatividade? Já se discutiu aqui que ser solteiro ou mais especificamente, nao ter, por escolha ou nao, uma relacao, é tambem uma escolha válida de um individuo completo. Ou nao?
.
Note for self: Eremitas eram bem vistos em tempos mais antigos. Agora pelos vistos nao.

Amanha, no Arte:

http://www.arte.tv/de/geschichte-gesellschaft/1982870.html
http://www.arte.tv/fr/histoire-societe/paris-berlin/1982870.html

(a imagem é a carta "Eremita" do tarot do H.R. Giger +)

.

3 comments:

  1. Wow. Las cosas tan tan claramente prejuiciosas me llaman mucho la atención. Desgraciadamente eso nos lo encontramos mucho. En España parece que se sustituye "matrimonio" por "pareja". Si no tienes pareja es por inmadurez, egoismo, falta de estabilidad emocional... Nunca por elección o porque se pueda pensar que puede ser mejor (en general o para alguien en particular). Yo estoy harta de ese tipo de juicios.

    En "Ethical Slut" lo llaman "couple-centrism". Me parece que es un concepto muy muy útil.

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo comentario, principalmente sendo TEU. Gosto cada vez mais do teu blog.

    Em toda a Europa se fala da revolucao da familia, porque simplesmente se substitui um casal hetero pela possibilidade de haver casaies hetero e homo, mas mais nada fora disso. A Europa medieval ja foi mais emocional e familiarmente DIVERSA do que a actual, com os seus affrérements, e comunas cátaras e beguinas, só para dar alguns exemplos.

    Enfim, triste é um povo que nao tem memória e que acha que descobriu a pólvora, só porque redescobriu algo que as nossas avós estavam fartas de conhecer.

    ReplyDelete
  3. Curiosamente, e permito me um pouco de ironia, o Ethical Slut, sendo um livro pioneiro e importante para todas as galdérias, é um livro extremamente fixado nos casais. é couple centered mas sem ser couple centered como tu usaste a palavra ;-) ...

    ReplyDelete