12.07.2007

Alguem conhece o Alfabeto Manual Português?

(imagem tirada de http://profsurdogoulao1.no.sapo.pt/)


Estamos no Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades. http://www.igualdades2007.com.pt/

Este blog é uma obsecao pegada com poliamor, queer e feministas, mas a questão do tratamento e percepção das minorias acaba por vir cá ter, de vez em quando, um pouco por acaso, outras vezes não.


Desta vez não é por acaso, é por razoes pessoais :-) que alguns de vocês conhecem.

Há cerca de 30.000 surdos em Portugal, e, fazendo uma comparação provocadora, uma incidência comparável à transsexualidade (1:1000 a 1:2000), se quisermos pegar numa estatística que os leitores habituais deste blog (comunidade LGBT) talvez conheçam melhor. Nao vou discutir a quantidade de enorme de trabalho que falta fazer neste tema a nível politico e/ou institucional, deixo-vos esse trabalho googliano, e para quem nunca viveu de perto com a situação, aviso que é mesmo muito o que está por fazer. Queria pegar apenas no ponto de vista do cidadão comum ou mesmo na percepção solidária dentro, por exemplo, das Comunidades/Associações LGBT, que por serem discriminadas e terem um discurso/background de desejo de solidariedade, respeito da diferença, etc, talvez pudessem/devessem ter maior sensibilidade para o caso.

No meu artigo sobre o Encontro Lésbico da Primavera, LFT (http://laundrylst.blogspot.com/2007/06/resumo-geral-do-lft-encontro-lesbico-de.html) referi a enorme solidariedade presente em todo o evento: assistentes de cadeiras de rodas, mobilidade assegurada, tradutoras em língua gestual, you name it. Precisamente as associações LGBT deveriam tentar chegar especificamente pessoas que têm uma vida duplamente discriminada e excluída. Claro que é fácil falar, isto exige meios, mas pode se pelo menos espalhar uma cultura de "boa vontade"...
(iniciativa de louvar, o encontro "Discriminar não é Humano", organizado pelo núcleo da Amnistia Internacional de Matosinhos - ver http://grip-ilga.blogspot.com/ ou http://nucleodematosinhos.blogspot.com/)


Mas alguém sabe o básico? ou continua se a achar que aprender tal coisa (Língua Gestual Portuguesa http://pt.wikipedia.org/wiki/Língua_Gestual_Portuguesa) é só para os outros? para os que "precisam disso"? que "isso não é coisa que me faca falta"?

Eu diria pelo menos toca a aprender o alfabeto manual. Nos saudosos anos 70 em Portugal, em que se respirava solidariedade e a vontade de criar uma sociedade melhor, uma professora ensinou-nos o básico na escola. Pelo menos para dá se poder trocar meia dúzia de cortesias numa festa :-)

Este site, que descobri há pouco tempo, ensina a LGP com uma banda desenhada que é simplesmente deliciosa:

http://profsurdogoulao1.no.sapo.pt/
(tem links para os capítulos seguintes, substituam o 1 por outros algarismos!!!))

foi de lá que tirei a imagem acima, contendo o Alfabeto Manual Português!

Para aprender:

Divirtam-se!


.
.

No comments:

Post a Comment