Dia 9 de Janeiro será o centenário do nascimento de Simone de Beauvoir.
Há que celebrar!
Simone de Beauvoir, para além de um dos Intelectuais mais importantes do século vinte, e de uma das feministas mais influentes, foi também uma figura importantíssima para o poliamor, apesar de o termo "polyamory" ser posterior à morte dela em 1986.
Simone de Beauvoir teve uma relação amorosa com Jean Paul Sartre, que durou até à morte dele em 1980, e que se caracterizou por permitir abertamente envolvimentos amorosos com outras pessoas. Esses vários envolvimentos resultaram na "petite famille", uma familia extendida que durou até à morte de cada um dos envolvidos (cf. http://fr.wikipedia.org/wiki/Simone_de_beauvoir), apesar de conflictos graves que ocorreram entre eles e, sinceramente, dos muitos exemplos do que não se fazer numa relação poliamorosa.
Simone viveu as suas relações abertamente ao público e escreveu L'invitée, onde descreve o início da relação que ela e Sartre tiveram com Olga, um membro da "petite famille". Este esforço de publicitação do seu modo de vida tinha a ver com o empenhamento em mostrar que é possível viver fora do modelo tradicional da família, que ela considarava tão opressor da mulher como a prostituição.
Muito haveria para escrever sobre ela, mas isso sairia do âmbito deste humilde blog, portanto limitamo-nos a a celebrar uma das mulheres mais extraordinárias do século passado!
No comments:
Post a Comment