1.23.2009

O que está abaixo é sacado ipsis verbis da mailing list das Panteras.

Resumindo e baralhando, and keeping a long story short, faz-me impressão e choca-me a confusão naquelas cabeças. Por um lado, um erro cientifico, por outro uma atitude discriminatória. Por fim, falta sangue nos bancos.

Erro cientifico? Sim. homossexuais masculinos não estão em mais risco se encontrar contaminados com, por exemplo, HIV, e de doar sangue contaminado. Tal preconceito vem do tempo em que nao se falavam de comportamentos de risco mas de grupos de risco, expressão entretanto riscada dos manuais científicos sérios. Na verdade, de acordo com as mais recentes estatísticas, se se pudesse falar de grupo de risco para a SIDA, o das mulheres com mais de 35 anos ainda nao é o maior, mas o que está a crescer mais depressa.. Será que se vai proibir as mulheres heterossexuais dessa idade de doar sangue? Eu aposto que não....

Nem vale a pena bater no ceguinho na questão do estereotipo da promiscuidade.. por essa ordem de ideias, nenhum adulto sexualmente activo deveria dar sangue, independentemente da orientação sexual. E porque é que um heterossexual promiscuo não é perigoso e um homossexual (ou nem isso, citando - de cabeça - o questionário pré-dádiva: "um homem que teve relaçoes com pelo menos um outro homem durante o último ano") o é automaticamente?

Discriminatório sim. Há um critério de valor implícito, de confiança ou de segurança associado a comportamentos sexuais mais mainstream ou mais "desviantes". O salto moral (para não dizer mortal) em que se passa do comportamento pata um valor moral é bastante simples e está á vista.

Quem estiver pelo menos tão chateado como eu, pode escrever ao PS a perguntar o que se passou. Eu fa-lo-ei.




---------------------------------------------------------------------------------------------
PS rejeita o fim da discriminação de homossexuais na recolha de sangue


Foi hoje chumbado o fim da discriminação de homossexuais e bissexuais nos serviços de recolha de sangue.
O projecto de resolução, apresentado pelo Bloco de Esquerda na sequência das Jornadas SEM MEDOS - contra a homofobia, organizadas pelo Bloco, foi hoje chumbado pelo PS. O projecto teve os votos favoráveis do Bloco, PCP, Verdes e PSD, a abstenção do CDS/PP e o voto contra dos deputados do Partido Socialista.

Passados quatro meses de terem chumbado o fim da discriminação no acesso ao casamento civil, e num momento em que se volta a falar publicamente da correcção dessa desigualdade e dessa discriminação, o grupo parlamentar do PS revela as suas contradições e a sua homofobia e vota contra um projecto que pretende acabar com uma discriminação absurda e totalmente infundada.

O projecto do Bloco de Esquerda, hoje chumbado, segue em anexo e pode ser consultado aqui

Sugiro que todos os que nos interessamos pela igualdade e que nos empenhamos na luta contra a discriminação LGBT que exprimamos o nosso protesto veemente.



À vossa disposição e solidariamente,

José Soeiro

3 comments:

  1. Anonymous26.1.09

    pois eles bem podem chumbar, mas no IPS não fazem qualquer pergunta sobre isso. A única pergunta que fazem é saberem se tiveste mais que um parceiro sexual nos últimos 6 meses.
    Nem no formulário vem a perguntar qual a tua orientação sexual.
    Até porque o sangue, depois de retirado, é sempre analisado. Se tiver algum tipo de vírus eles detectam.

    ReplyDelete
  2. Um dos problemas, é precisamente que cada instituicao que faz recolhas tem o seu método. O que nao abona nem acerca da transparencia nem acerca da imparcialidade dos métodos cientificos ou morais do IPS. Das duas últimas vezes que dei sangue, em postos de colheita diferente, apareceu no questionário escrito E no rasteio se eu tinha dormido com homens que tenham sexo com homens.

    Precisamente por o sangue ser analisado é que isto é tudo ridiculo. Nao é preciso saber de onde ele vem para eliminar ou tornar pertinente a análise. A análise deve ser sempre feita, porque ninguem está acima de suspeita.

    ReplyDelete
  3. Anonymous1.2.09

    que coisa mais assustadora, parece coisa de há dois séculos atrás.

    já dou sangue há alguns anos e a unica coisa que me perguntaram foi se tinha tido algum historial de doenças (ex. hepatite) e se já estive grávida.

    das duas uma, ou tenho cara de heterossexual que faz sexo com preservativo ou então não entendo esta disparidade.

    já não é a primeira vez que ouço um zumzum sobre a homossexualidade, acho estranho existir discriminação quando já todos sabemos que o grupo de risco não está entre os homossexuais mas sim entre os heterossexuais (a pilula - em conjunto com a comichão ao latex - veio ajudar a propagação do hiv, diga-se).

    que gente mais atrasada. deus meu!


    um beijo da terra mais linda de Portugal,
    Mariana.

    ReplyDelete