9.27.2006

Sexo em Público, parte I


As reacções aos meus poly outings tem sido variadas mas raras vezes apanhei reacções realmente negativas, daquelas de confrontação directa a raiar o insulto. Estas são geralmente em contexto "internet anónimo", por exemplo em fóruns ou listas de discussão, em que as pessoas podem permitir se tais ataques sem terem de defender a sua posição de modo consistente. Quando o faço, em situações de cara a cara, as reacções negativas são do género condescendência, um olhar de duvida, um esgar de troca. Cepticismo. Por vezes inveja. Porquê?

As pessoas falam constantemente sobre amor, emoções, sexo, mas sempre por detrás duma barricada protectora, seja ela uma "conversa de pendor cientifico" com poucos exemplos na primeira pessoa, ou uma conversa pessoal, mas sempre superficial. Raras vezes se fala com verdadeira frontalidade. Daí, quando tenho os meus poly outings, com as tais pessoas com as reacções menos positivas, tenho a sensação que estou a praticar sexo em publico. Que isso desencadeia uma serie de imagens na mente do ouvinte céptico.

Gore Vidal disse que "Sexo é Politica". Eu digo mais, tudo o que fazemos na nossa vida e que é visível para outrem é politico. Neste caso, a partir do momento que se sai da gaveta romântica de relações a dois, todas as suposições são possíveis.

.

9.20.2006

Da europa: proximas mesas poliamor

Para quem anda por fora:

Zurique: 6 Outubro, no restaurante vegetariano Bona Dea
Berlim: 13 Outubro, restaurante Nola´s am Weinberg (Berlin-Mitte).
Ambos ás 18h

(estou com falta de assunto, sim!)

.

9.15.2006

Revista GRAZIA: Artigo/Entrevistas sobre poliamor

Saiu quinta feira passada. Cinco páginas de artigo. Vejam por vocês mesmos. E auscultem as reacções por aí.

http://poliamorpt.com.sapo.pt/press.html

.

Forum espanhol "sexo y politica"


A lista espanhola de poliamor tem cerca de 80 membros, distribuídos um pouco por todo o mundo, aproximadamente o dobro do que tem a lista portuguesa.

Tal como a lista portuguesa, é muito variada em membros e posições defendidas.

Para reduzir o volume de tráfego na lista de distribuição e também para dar visibilidade a alguns dos temas ao mesmo tempo que se facilita o acesso dessa informação a curiosos interessados, foi criado um fórum, "Sexo y Politica".

http://www.normalworks.com/sexoypolitica/

Dentro deste, há um fórum dedicado a poliamor:

http://www.normalworks.com/sexoypolitica/viewforum.php?f=14&sid=28258e72c77c7f6dc7c26e9468540566

há também fóruns dedicados a politica e outros temas queer.

Neste momento, o fórum foi acabado de criar e é continente praticamente por desbravar. Muito poucos membros, quase nenhum post. Mas talvez valha a pena acompanhar.

.

9.13.2006

Mesa de discussao poli no Porto

Irá decorrer um encontro e mesa de discussão poli a partir das 20.30h, dia 13 Setembro, no Café Lusitano na Rua José Falcão, Porto (ver mapa).

À imagem das mesas anteriormente organizadas, esta visa proporcionar um espaço confortável, não intimidante e respeitador das individualidades de cada um, onde se possa conversar sobre diversos assuntos dentro da temática e prática poli com pessoas com problemas semelhantes enquanto se bebe um copo relaxadamente.

Como referência, haverá alguns panfletos poli pousados em cima da mesa.

Acrescento que, para já, este será um evento único. Mediante o retorno, estudar-se-à o caso de retomar os encontros regulares.

Mais informação, na lista de distribuição PoliPortugal.

.

9.03.2006

Aline



(tip da A.L.)

Aline não é exactamente uma personagem de romance, mas é uma personagem de banda desenhada, o que vai dar ao mesmo. Ou melhor ainda, dependendo dos gostos.

Esta série, Aline, do autor Adão Iturrusgarai, é publicada pela Devir.

Press release da Devir: http://www.devir.com.br/hqs/aline_era.php
Site Oficial de Iturrusgarai: http://www2.uol.com.br/adaoonline/novosite/aline/personagens/aline.htm

Aline tem dois namorados. Partilha apartamento, cama e mesa com ambos. Os pequenos percalços do quotidiano são nos mostrado com ligeireza mas não sem ironia, e para aqueles que vivem uma relação não monogâmica (não necessariamente no modelo de Aline), está sempre presente a cada página o sentimento de que o autor acerta mesmo na "mouche"... Aline é incrivelmente normal. Nao é uma heroína corajosa que enfrenta aventuras estranhas em que os seus dotes disto ou de aquilo se tenham de evidenciar. é uma mulher jovem igual a tantas outras. Com confiança q.b., com insegurança humana, com um quotidiano normalíssimo que partilha não com um mas com dois namorados. Nao filosofa sobre o seu modo de vida nem questiona o seu desejo em termos morais. Nada nos indica que seja uma pessoa amoral ou o contrario. É simplesmente irrelevante para a historia ser interessante ou para a personagem ser consistente. Quero conhecer mais gente assim, principalmente mulheres, gente que viva bem com o seu desejo e sem problemas morais herdados de outrem.

Uma boa colecção de links sobre Aline (entrevistas ao Autor, criticas..):